Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Altaneira pode voltar a ser Distrito

Publicado por Junior Carvalho As terça-feira, 5 de novembro de 2019  | Sem Comentarios





“Já pensou na situação do prefeito de um Município que corre o risco de voltar a ser Distrito” com essa frase um jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho iniciou um grandioso debate no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira.

O vereador Antonio Leite foi o primeiro a responder: “E complicado é a mesma coisa de enriquecer e depois ficar pobre” e Antonio Fenelon completou “Já sei que é a treva”.

Compartilhei no grupo uma matéria do portal Ceara em Off com a lista dos 41 municípios no Ceará que podem ser extintos em 2026, caso Congresso aprove PEC do Pacto Federativo. 

Altaneira foi relacionado como um dos municípios que pode ser extinto.

Respondendo a pergunta do professor Pedro Rafael o jurista Soares Filho respondeu que “Altaneira corre risco sim, mas pode melhorar a arrecadação, basta fechar as torneiras da corrupção, melhorar a remuneração dos servidores, investir na cobrança da dívida ativa e tributos municipais” e sentencia: “Precisamos eleger um prefeito sério, que não pense em comprar terras em municípios vizinhos e incentive os nossos conterrâneos a regularizarem seus terrenos e prédios urbanos”

O ex-secretário de administração e finanças do município, Ariovaldo Soares disse que acho que a proposta “é uma forma de só liberarem recursos, quando cumpridas as metas arrecadatórias, o que é também acertado”

Comentei que o problema é que nessa administração Altaneira parou, a unica coisa que anda é a corrupção

O jovem Nicolas David pergunta: “se virarmos distrito os recursos mandados pelo governo vai diminuir né? Altaneira vai depender de outra cidade para ter investimentos?”

Mais uma vez o jurista Soares responde: “Certeza, as escolas, postos de saúde, serviços sociais e infraestrutura todos seriam mantidos pelo Município a que ficar vinculado”

O professor Reginaldo Venancio, considerou o feito como retrocesso e comentou: “Agora deu Zebra mesmo! Só faltava isso mesmo”.

O ex-secretário municipal de Educaão Dhony Nergino disse está alheio ao assunto, mas disse acreditar que a Proposta será por demais debatida, “se isso chegar a acontecer acredito que deve existir uma consulta pública, um plebiscito e o povo decidirá isso”.

O diretor da única Escola do Estado no Município, professor Paulo Robson respondeu seu colega: “O povo já decidiu amigo, em outubro do ano passado”.

O ex-prefeito Delvamberto Soares disse que não acredita que um projeto dessa magnitude passe, a maioria dos Deputados com certeza terá posicionamento contrário, já Paulo Robson disse que não desacredita mais em nada.

Delvamberto comentou ainda que existe a pressão dos prefeitos e vereadores e Dr. Soares respondeu que essa pressão “É menor do que dos prefeitos beneficiados pela proposta e que só tem uma saída: “melhorar a arrecadação” dos municípios.

O presidente Adeilton encerrou o debate com a seguinte informação: “A expectativa é que essas medidas gerem 400 bilhões para os Estados e municípios em 15 anos”.

Retificando a informação anterior, nas atuais condições, pela proposta apresentada, Altaneira não corre risco de extinção. O censo de 2020 é que vai definir os Municípios que serão extintos.

Apesar de o debate ter durado mais de duas horas o radialista João Alves, o blogueiro Nicolau Neto e os gestores municipais nada comentaram.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top