O governador
Camilo Santana lançou, na manhã de ontem (06/03), no Centro de Eventos, o
Programa de Ensino Médio Integral do Ceará. A ação, que começou como projeto
piloto em 26 escolas no ano passado, está sendo ampliada para 45 novas
unidades. Ao todo, são 71 escolas de ensino regular com a jornada prolongada,
somadas às Escolas de Ensino Profissional, o Estado passa a ter mais de 26% das
escolas funcionando em tempo integral. Já são 63,5 mil alunos
beneficiados com essa modalidade.
Em
pronunciamento durante a solenidade de lançamento, Camilo Santana reforçou que
a meta do Governo do Ceará é seguir o planejamento para que, a médio e longo
prazo, todas as escolas do Ensino Médio do Ceará sejam de tempo integral. “Eu
tenho um sonho de que, um dia, todas as escolas de Ensino Médio do Ceará sejam
de tempo integral. Mesmo diante de todas as dificuldades, do cenário econômico,
do cenário político, do cenário de seca, nós temos a compreensão de que o
grande caminho para se construir um Estado melhor, com sociedade mais justa e
de mais oportunidades, é através da Educação”, afirmou o chefe do Executivo.
Ao todo, 31
municípios cearenses contam com escolas de ensino regular em tempo integral,
beneficiando cerca de 15,5 mil alunos. As 45 novas unidades estão localizadas
entre os 20 municípios mais populosos – dentro de áreas consideradas mais
vulneráveis. Para o programa capitaneado pela Secretaria da Educação do Ceará
(Seduc) serão investidos mais R$ 108,8 milhões – 20% do governo federal e 80% do
governo estadual. Os recursos serão usados na adequação estrutural de cada
escola que se tornará de Tempo Integral: ampliação, adaptação e aquisição de
novos equipamentos, contas públicas, alimentação escolar, custos com salários e
contratações de novos profissionais em todo o Estado.
O projeto-piloto
para implantação do tempo integral no Estado começou em 2016, quando 26 escolas
estaduais de ensino regular receberam o modelo. Com o avançar do programa em
2017, 187 das 712 escolas estaduais atenderão à jornada prolongada – 116 destas
são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), que ofertam cursos
técnicos integrados ao Ensino Médio. A expansão da ação se dará
gradualmente até 2018.
Acompanhado pelo
governador durante o evento, o secretário da Educação, Idilvan Alencar,
celebrou a representatividade da implantação do programa para transformar a
realidade educacional no Ceará e também no Brasil. “Hoje é um dia histórico
para a educação cearense. Nós apostamos no tempo integral, que na Europa é
obrigatório para todos os alunos. Aqui no Brasil temos exemplos bons, como o de
Pernambuco. Posso dizer que fomos ousados. Queremos que essa proposta sirva de
exemplo para o Brasil”, ressaltou.
Também estiveram
presentes no evento a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza,
Roberto Cláudio, deputados federais, deputados estaduais, além de estudantes
das escolas, professores e gestores escolares da rede estadual de ensino.
Defensor do
modelo de escola em Fortaleza, Roberto Cláudio elogiou a iniciativa do Governo
do Ceará de ampliar ao máximo o ensino em tempo integral. “Quando me vem à
cabeça escola em tempo integral, para mim é o sinônimo de oportunidade. É a
melhor síntese. O governador Camilo Santana está dando oportunidades para
milhares de jovens. As escolas darão a eles oportunidades de expressar os seus
talentos, seja pela poesia, pela dança, pelo canto, pelo desenho, pela
matemática. Vai dá-los autoestima e confiança de que há um caminho,
independente da realidade social”, disse o prefeito da Capital.
Ex-secretária da
Educação, a vice-governadora Izolda Cela enfatizou a responsabilidade que terão
todos os educadores da rede estadual de ensino para que a política continue a
conseguir novos sucessos. “Eu vejo que os jovens têm a energia, eles têm a
criatividade, têm a coisa preciosa das juventudes que esse tempo da vida
oferece. Mas perto deles tem olhos brilhando do educador, de gente que se
compromete e vibra com os estudantes a cada conquista. E é desses que a gente
sabe que é preciso contar com todo o apoio, junto ao secretário e à equipe da
Secretaria da Educação”.
No Centro de
Eventos, o lançamento do Programa de Ensino Médio Integral do Ceará reuniu
estudantes que representaram todas as escolas que contam com o modelo de
jornada prolongada no Estado. Em estandes distribuídos pelo salão do local,
vários alunos aproveitaram a oportunidade para mostrar aos presentes atividades
diversas, amadurecidas e executadas durante o período em tempo integral nas
suas escolas. Experimentos científicos, música, grafite, mecânica, dentre
outras ações foram apresentadas ao governador Camilo Santana por estudantes do
Ensino Médio.
Aluno da Escola
Dr. João Almir de Freitas Brandão, em São Benedito, o estudante do 2º ano Fábio
de Lima teve no ensino em tempo integral a oportunidade de reforçar amizades e
aprender sobre assuntos para além das matérias da sala de aula. Junto a colegas
de colégio, ele foi ao evento desta segunda-feira expor o projeto “Revivendo
Jogos Populares”, fruto da pesquisa dos estudantes sobre jogos lúdicos
presentes no imaginário do povo cearense: pula corda, peão, bila, pipa,
amarelinha, escravo de jó e tantos outros. “Nesse mundo de hoje, com tanta
violência, passar um tempo maior no colégio faz com que você construa laços de
família. Aprendemos a conviver e compartilhar melhor aprendizados. O ambiente
assim faz a gente se sentir mais preparado para ter um futuro melhor,
profissional e também social”, contou.
A cratense Lívia
Macedo, de 15 anos, dividiu com amigas da Escola Raimundo Coelho Bezerra de
Farias uma apresentação sobre reciclagem. Segundo a estudante do 1º ano, que
pretende cursar Psicologia, a mudança da escola para o modelo de tempo integral
trouxe um ritmo mais intenso de aprendizados e também despertou o interesse dos
jovens para desenvolver aptidões. “O ensino integral propõe mais tempo para o
aluno estudar e também aprender outras coisas, como as disciplinas eletivas.
Coisas que o ensino normal não propõe, pois não tem muito tempo. A gente
convive mais com professores e essa convivência nos faz aprender mais”, relatou
com ânimo.
O ensino
integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e sua expansão ocorre
gradualmente para as séries seguintes. Os estudantes das 2ª e 3ª séries que já
frequentavam as instituições recém-modificadas tiveram a matrícula renovada
automaticamente. Cada escola oferta uma jornada de nove horas, garantindo três
refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas
da base comum a todos e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas
pelos alunos.
Diretora da
Escola Estado do Amazonas, localizada no Bairro Panamericano, Doroteia Emília
Ribeiro testemunha que a ação nas escolas públicas do Estado tem grande
importância para o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais para a
juventude. “Estamos animados com essa nova proposta do Governo do Estado. Virão
muitos benefícios para os jovens, no sentido de que os educadores terão a
oportunidade de apresentar planejamentos mais complexos e eficientes. Essa
estrutura aponta para mais resultados positivos na Educação, com alunos mais
empenhados e preparados para garantir entrada no Ensino Superior”, disse.
Via Ceará Agora
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