Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Lula seria eleito presidente, aponta pesquisa

Publicado por Junior Carvalho As quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017  | Sem Comentarios


Lula (PT) será o próximo presidente do Brasil. Pelo menos é o que aponta 133ª pesquisa CNT/MDA, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizada entre 8 e 11 de fevereiro.

Na cola do ex-presidente, que tem 30,5% das intenções de voto e lidera o segundo turno pela primeira vez, disputam a segunda colocação Marina Silva (PSC) e Jair Bolsonaro (PSC), com 11,8% e 11,3%, respectivamente. A pesquisa ainda avaliou a satisfação do brasileiro com o governo de Michel Temer (PMDB). Apenas 10,3% classificaram a gestão como “positiva”.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea (quando não se apresenta nenhum nome aos entrevistados), Bolsonaro aparece em segundo lugar. Lula, com 16% das intenções, é seguido pelo deputado federal, com 6,5%. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro, com 2,2% das intenções, com Marina Silva logo atrás, com 1,8%.
Ciro Gomes (PDT) surge atrás na pesquisa de intenção de voto espontânea, com índice de 0,5%. Na estimulada, entretanto, o ex-governador cearense tem 5% das intenções de voto, à frente de Temer.

Para o cientista político Adriano Gianturco, professor do Ibmec de Belo Horizente (MG), ainda é cedo para traçar um cenário para 2018, especialmente porque “as pesquisas vêm falhando muito ultimamente”. Segundo ele, as sondagens “não conseguem pegar bem na amostra um certo tipo de eleitorado” que é “a ‘barriga’ do País, o brasileiro médio, do Interior, e o que viaja e não atende telefone”.

“Não só no Brasil, mas também com o Brexit, com o Trump, por exemplo”, argumenta Gianturco.

O pesquisador questiona força de Lula para 2018. “Com certeza é uma figura emblemática, importantíssima. Mas, desde que foi investigado, e com a crise econômica e o impeachment da Dilma (PT), a estrela do Lula caiu. E de forma muito rápida. Se ele era um semideus, intocável, o povo já o condenou. Seja corrupto ou não”, avalia o cientista.

Outro ponto que Gianturco critica na pesquisa é a posição de Bolsonaro. Para o professor, o militar “estaria bem acima” do relatado, ganhando de “qualquer outro candidato” da lista. “Pela figura, pela retórica forte, representa bastante as opiniões do brasileiro médio. Acho que ele ganharia fácil. Marina não tem a menor chance. Bolsonaro e Lula seria muito divertida (a eleição). E acho que daria Bolsonaro”, complementa.

A pesquisa aponta ainda queda na aprovação do governo de Michel Temer. Na última pesquisa – do levantamento Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em outubro –, Temer tinha 14%¨de aprovação. Na de ontem, do CNT/MDA, apenas 10,3%.









Via O Povo

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top