Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

sábado, 17 de setembro de 2016

Juízes designados para as juntas apuradoras recebem orientações do TRE

Publicado por Junior Carvalho As sábado, 17 de setembro de 2016  | Sem Comentarios


O TRE do Ceará, através da Corregedoria Regional Eleitoral, reuniu na tarde desta sexta-feira, 16/9, na Sala de Sessões do tribunal, os 78 juízes  designados presidentes de Juntas Apuradores nos municípios termos – que não são sede de zonas – para atuar nas eleições. No encontro, foram repassadas orientações relativas à condução dos trabalhos das Eleições 2016. Em todo o Estado do Ceará, vão funcionar 201 Juntas Apuradoras, nas 123 Zonas Eleitorais. 

A corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, abriu a reunião e recomendou aos juízes que "entrem imediatamente em contato com o magistrados da sua respectiva zona eleitoral, procurando se inteirar da realidade local". A corregedora afirmou que "uma eleição é sempre uma caixa de surpresas". Ela destacou ainda o caráter peculiar de um pleito municipal, "que costuma ser mais acirrado". Mas garantiu que "o TRE está atento a todos os movimentos e os juízes poderão contar com o nosso apoio e assessoria, pois estaremos, eu e o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides, atentos e vigilantes durante 24 horas". 

A programação da reunião incluiu quatro palestras. A primeira, com o coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, juiz Marcelo Roseno, que é especialista em Direito Eleitoral. O juiz fez uma abordagem detalhada das atribuições dos juízes das juntas apuradoras, que puderam interagir e dirimir as dúvidas durante a reunião. O magistrado reforçou aos juízes "a observância do material de votação que chega à Junta, como os cadernos de votação, requerimentos de justificativa de voto, atas e boletins de urna, que devem ser conferidos para que os dados da apuração sejam imediatamente transmitidos ao TRE, dando celeridade à totalização dos votos". 

Em seguida, o juiz auxiliar da Corregedoria, Neuter Dantas, falou aos juízes e procurou esclarecer os principais pontos da atuação dos magistrados em relação ao exercício do Poder de Polícia e da Propaganda, na véspera e no Dia da Eleição, e dos procedimentos diante dos supostos crimes eleitorais. Ele reforçou ainda algumas recomendações sobre a segurança no envio das mídias de resultado para os trabalhos de totalização. 

A coordenadora de Eleições do TRE, Edna Saboia, apresentou aos juízes a logística no Dia da Eleição, mencionando os municípios que terão tratamento diferenciado por conta da adoção da identificação biométrica e daqueles que terão votação híbrida (com e sem biometria). Edna Saboia também detalhou as atividades dos servidores, ainda em andamento, na organização do pleito, e mostrou aos juízes todos os números que fazem parte do Planejamento Integrado das Eleições 2016, incluindo os locais de votação e seções eleitorais, o quantitativo do eleitorado e sobre a participação dos mesários. 

Em relação à transmissão de dados para a totalização, a coordenadora de Eleições mencionou o Convênio nº19/2016, assinado entre o TRE-CE e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que possibilitará à Justiça Eleitoral utilizar a infraestrutura de conexão de internet do TJCE. Com isso, a transmissão de dados será ampliada para 26 muncípios-termo, justamente aqueles que ficam mais distantes das sedes de zona, "medida que agilizará, sem dúvida, os trabalhos de totalização no interior do Estado". 

Por último, a coordenadora Técnica da Secretaria de Gestão de Pessoas, Silvana Bonfim, prestou informações aos juízes sobre os aspectos funcionais relacionados à sua participação na condução dos trabalhos nas juntas apuradoras.





















Via TRE


Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top