Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

sábado, 16 de julho de 2016

TRE-CE realiza última reunião multidisciplinar com juízes e servidores antes das eleições

Publicado por Junior Carvalho As sábado, 16 de julho de 2016  | Sem Comentarios


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou, ontem (15/07), em Fortaleza, a última reunião multidisciplinar com juízes e chefes de cartório de 71 zonas eleitorais do interior e da capital para tratar da organização das eleições 2016. O evento foi aberto pelo presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, ao lado da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).
Ao abrir a reunião, o presidente do TRE-CE afirmou que “nas eleições, a atração são os candidatos, mas nós da Justiça Eleitoral devemos estar atentos e não podemos nos omitir se tivermos que agir para preservar a lisura do pleito”. O desembargador Abelardo Benevides Moraes lembrou aos juízes e servidores que eles “devem procurar atuar com equilíbrio e bom senso”. E deixou uma mensagem a todos: “Sou otimista, amo que faço, tenho saúde, trabalho todo dia e acho que faremos a maior eleição do Ceará. Só perderemos para a seguinte”.
Em sua fala aos juízes e servidores, a corregedora regional eleitoral, desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira, fez questão de salientar a sintonia existente com o presidente do TRE ao afirmar que “ter equilíbrio é tudo o que se espera de um juiz que preside uma eleição municipal, quando os ânimos são acirrados, as alas próximas e a criatividade enorme” E concluiu: “Devemos estar atentos para agirmos com serenidade e firmeza no momento adequado”.
Esta foi a terceira reunião realizada pela Justiça Eleitoral do Ceará. As outras duas aconteceram nos dias 1º e 8 de julho, em Sobral e Juazeiro do Norte com juízes e servidores de 52 zonas eleitorais das regiões norte e sul do estado, respectivamente. Nessas reuniões, os gestores do TRE-CE esclareceram os aspectos mais relevantes do registro de candidatura, propaganda e poder de polícia, representações, ação de investigação eleitoral e crimes eleitorais, além do treinamento dos mesários, atos preparatórios da votação, apuração, diplomação e o planejamento da biometria para o ciclo 2017-2018 (pós eleição).
Com a minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional, em 2015, houve mudanças substanciais nos prazos do registro de candidaturas e de propaganda na campanha das eleições municipais deste ano. As convenções partidárias para definição dos candidatos, que antes eram realizadas até 30 de junho, foram estendidas para o dia 5 de agosto, em 2016. Em consequência, a data final para o registro de candidaturas também foi alterada de 5 de julho para 15 de agosto.
Essas mudanças trouxeram impacto direto nos trabalhos de organização do pleito. Os magistrados, por exemplo, perderam 40 dias para o julgamento dos processos de registro dos candidatos. Por isso, o TRE do Ceará promoveu as reuniões multidisciplinares com juízes, chefes de cartório e servidores das 123 zonas eleitorais do estado, com o intuito de traçar estratégias e dar celeridade aos trabalhos.



Via Ceará Agora

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top