Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Presidência: Aécio tem 24% e Lula 20% na nova pesquisa Datafolha

Publicado por Junior Carvalho As segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016  | Sem Comentarios


A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (29), sobre as intenções de votos para a presidência da República,  mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com a preferência de 24% dos brasileiros. Apesar das denuncias de envolvimento na Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula aparece no limite do empate técnico com o senador tucano, com 20% das intenções. O petista também está empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), que aparece com 19%.
Num patamar mais abaixo estão Jair Bolsonaro (PP), com 6%, Ciro Gomes (PDT), com 5%, Luciana Genro (PSol), com 2%, Eduardo Jorge (PV), também com 2%, e Michel Temer (PMDB), que tem 1%. Na comparação com dezembro, Bolsonaro oscilou positivamente (tinha 4%), e Ciro oscilou negativamente (tinha 6%). Há ainda 16% que votaram em branco ou nulo, e 5% que não opinaram.
Diante desses adversários, Aécio obtém seu melhor desempenho entre os mais jovens (30%, ante 24% de Marina e 16% de Lula), na parcela dos mais ricos (28%, ante 21% de Marina e 9% de Lula), e nas regiões Centro Oeste (29%, ante 16% de Marina e 16% de Lula) e Norte (27% para  Aécio, 20% para Marina e 21% para Lula).

O ex-presidente Lula empata com Aécio entre os mais velhos (24%, ante 27% do tucano e 11% de Marina), na parcela dos mais pobres (24%, contra 23% de Aécio e 17% de Marina), e fica à frente dos adversários entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental (28%, ante 23% para Aécio e 14% para Marina) e no Nordeste (31% para o petista, 22% para Aécio e 17% para Marina).

Na simulação em que Geraldo Alckmin substitui outros nomes do PSDB, Marina Silva alcança 23% e empata com Lula (20%). O governador de São Paulo aparece em terceiro, com 12%, à frente de Bolsonaro (7%), Ciro (6%), Luciana Genro (3%), Michel Temer (2%) e Eduardo Jorge (2%). Uma

fatia de 19% votaria em branco ou nulo se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, e 6% não opinaram.

Nesta pesquisa também foi incluído o cenário em que José Serra é incluído como postulante à Presidência no lugar de outros nomes do PSDB, a liderança é novamente de Marina (23%) e Lula (21%). O senador por São Paulo fica em terceiro (15%), e em seguida aparecem Bolsonaro (6%),
Ciro (5%), Luciana Genro (3%), Temer (2%) e Eduardo Jorge (2%). Votariam em branco ou nulo, neste caso, 18%, e 6% preferiram não opinar.

Um quarto cenário apresentado aos brasileiros incluiu José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin ao lado dos outros nomes listados nas demais simulações. Para que essa disputa fosse possível, eles teriam que disputar a eleição por partidos diferentes. É válido ressaltar também que em suas pesquisas eleitorais o Instituto Datafolha não apresenta o partido dos candidatos aos  respondentes, mas somente um cartão circular com os nomes de cada um.

Neste cenário, Aécio (20%), Lula (19%) e Marina Silva (17%) empatam na liderança. Em outro patamar aparecem Serra (7%), Alckmin (5%), Bolsonaro (5%), Ciro (4%), Luciana Genro (2%), Michel Temer (1%) e Eduardo Jorge (1%). Votos em branco ou nulo somam 13%, e 5% não opinaram.

Com mais nomes envolvidos, este cenário mostra poucos destaques por segmento entre os candidatos. Aécio Neves, por exemplo, não consegue se descolar de seus adversários mais próximos entre os mais ricos, como no cenário sem Serra e Alckmin (nesta parcela da população, o senador mineiro tem 15%, ante 19% de Marina, 14% de Alckmin, 6% de Bolsonaro e 3% de Serra).

Na classe intermediária, com renda mensal familiar de 5 a 10 salários, Marina tem 22%, Aécio, 20%, e em seguida aparecem Lula (13%), Bolsonaro (11%), Serra (9%) e Alckmin (4%). Como nos demais cenários, a opção por Lula se mostra mais consolidada entre os menos escolarizados (o petista lidera com 28%, ante 18% de Aécio, 13% de Marina, 9% de Serra e 5% de Alckmin) e no Nordeste (na região o petista tem 31%, e em seguida aparecem Aécio, com 19%, Marina, com 16%, e todos os demais com percentuais abaixo de 7%).
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa é composto pela população com 16 anos ou mais do país.


Nesse levantamento realizado do dia 24 ao dia 25 de fevereiro de 2016, foram realizadas 2.768 entrevistas em 171 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
















Via Ceará Agora

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top