Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cid e os caminhos que a política pode traçar

Publicado por Junior Carvalho As segunda-feira, 23 de março de 2015  | Sem Comentarios


A espetacular saída do cearense Cid Gomes do Ministério da Educação fez nascer um debate nos meios políticos: fora do Governo, longe de Brasília, qual o futuro de Cid? Há quem considere, por exemplo, que a forte repercussão positiva imediata do episódio, detectada pela reação nas redes sociais, faz dele um nome potencial para disputa da sucessão presidencial de 2018. Pelo calendário eleitoral, especialmente diante de um quadro de crise que não dá trégua à presidente Dilma Rousseff, do PT, um ano menos distante do que fazem parecer os números frios.

Mais do que nos meios políticos, onde aliados e opositores lançam seus olhares apaixonados sobre o tema, é no espaço acadêmico que o debate ganha força e avança. O nome de Cid Gomes tem estado presente de maneira destacada nas discussões, a partir do barulhento episódio da Câmara. Busca-se entender as motivações do político cearense, se havia estratégia traçada e, especialmente, o nível de protagonismo que ele passa a desempenhar no momento em que assume uma postura que ohe custa o cargo de ministro, mas, ao mesmo tempo, pode ser o fato de que necessitava para ocupar um espaço novo na disputa política nacional.Lembre-se, por exemplo, que no mesmo dia em que Cid foi à Câmara foi divulgada pesquisa do Instituto Datafolha apontando aprovação de apenas 9% dos brasileiros ao Congresso Nacional.

O futuro de Cid na política nacional foi discutido pelo O POVO com pelo menos quatro cientistas políticos de diferentes instituições de ensino superior do País, como será possível ler na página seguinte. Há um certo consenso de que a performance do ex-ministro lhe fez somar pontos, da mesma forma que também surge como ponto comum na análise deles a necessidade de esperar mais um tempo para entender se os efeitos favoráveis imediatos se consolidarão.
As visões de Marcelo Barra (UnB), José Lima (UFS), Uribam Xavier (UFC) e Maria Aparecida de Aquino (USP) indicam um potencial de protagonismo interessante para o ex-governador. No entanto, condiciona à adoção de estratégias corretas a partir de agora como forma de manter o grau de exposição positiva que o episódio proporcionou. Outro ponto que aparece forte nas análise se relaciona aos planos de morar nos Estados Unidos, que Cid poderia retomar depois de ficar livre do cargo federal.

A discussão que é feita na página seguinte apresenta-se boa no sentido de, em meio ao confuso quadro político brasileiro, tentar entender o papel que poderá ser exercido pelo ex-deputado estadual, ex-prefeito de Sobral, ex-governador e agora ex-ministro, Cid Ferreira Gomes.













Via O Povo











Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top