Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Camilo teme que poucas chuvas em 2015 afetem crescimento nos próximos anos

Publicado por Junior Carvalho As quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015  | Sem Comentarios


O governador Camilo Santana apresentou o Plano de Convivência com a seca do Governo do Estado, na manhã de ontem, 25, na Assembleia Legislativa. O Plano se constitui de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal procurando contemplar ações voltadas para superar escassez de água, uma vez que, de acordo com a Funceme, pelo quarto ano consecutivo, a previsão é de precipitações abaixo da média.
Camilo afirmou que, caso 2015 seja um ano de chuvas fracas, isso pode afetar 2016 e 2017. A conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, em um “cenário mais pessimista seria a garantia de segurança hídrica para o Estado”, descreveu.
De acordo com a apresentação, ações emergenciais estão centradas na perfuração de poços, construção de adutoras e uso de carros-pipa. O governador disse aos deputados que já falou com o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), pedindo que a Casa autorize a contratação de mais empresas para aumentar a perfuração de poços. Ele admite que os recursos atuais do Estado não são suficientes. O governador também apresentou ações estruturantes, que visem tratar do tema também a médio e longo prazo. “Esse é o formato do Plano, que está baseado em uma formatação integrada, considerando cinco eixos estruturantes”, afirma.

O documento é dividido em três sessões, trazendo um panorama geral sobre o território cearense, previsões climáticas para 2015 e anos subsequentes, além do conjunto de ações emergenciais e estruturantes que estão sendo executadas e que serão executadas. “Esse é o formato do Plano, que está baseado em uma formatação integrada, considerando cinco eixos estruturantes”, disse ele.

O deputado Welington Landim (PROS) sugeriu que o governador do Estado, Camilo Santana, liderasse um movimento com outros gestores do Nordeste para cobrar celeridade nas obras da Transposição do Rio São Francisco. Segundo ele, o Governo Federal também está em atraso em relação a recursos para o programa Cinturão das Águas.
“Essa obra era para ser inaugurada há dois anos, e estamos esperando que seja inaugurada no meio do ano que vem”, disse o parlamentar. Ele também reclamou que poucas empresas cearenses estão trabalhando no projeto de perfuração de poços profundos. Já o deputado Renato Roseno (PSOL) solicitou que o Poder Executivo pensasse um novo modelo para o uso de água no Estado, reclamando ainda da utilização de agrotóxico e isenções para o agronegócio.
Hoje, Camilo terá reunião com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi (PP) para tratar de ações de combate à seca. Na sexta, o ministro deverá vir ao Ceará, também para tratar sobre o tema na Assembleia, em fórum com vereadores, prefeitos e entidades ligadas ao tema.




Via Ceará Agora

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top