O senador Armando de Queiroz Monteiro Neto é o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O nome do parlamentar do PTB de Pernambuco foi anunciado, através de nota, no Palácio do Planalto. Ele assumirá o lugar ocupado hoje por Mauro Borges.
Por meio de nota, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação e lealdade de Mauro Borges e acrescentou que ele permanece no ministério até que sejam concluídas a transição e a formação da nova equipe.
O novo ministro nasceu, em 1952, no Recife e descende de uma tradicional família de políticos pernambucanos. Seu pai, Armando Monteiro Filho, foi ministro da Agricultura de João Goulart. O avô, Agamenon Magalhães, foi governador de Pernambuco. Antes de entrar na política, exerceu atividades como administrador de empresas, industrial e advogado.
Monteiro está em seu primeiro mandato como senador, que assumiu em 2011. Antes, ele foi deputado federal duas vezes e presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2002 a 2010. O PTB, partido de Monteiro, não esteve na coligação que ajudou Dilma a se reeleger na eleição deste ano.
Com o convite, Dilma manda um recado aos ex-aliados em Pernambuco ligados ao ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no mês de agosto deste ano. Monteiro tentou sem sucesso se eleger ao governo de Pernambuco com o apoio do PT em outubro. Ele foi derrotado ainda no primeiro turno pelo até então desconhecido Paulo Câmara (PSB), afiliado político do falecido ex-governador Eduardo Campos.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que já foi presidida por Monteiro, elogiou a escolha do nome e disse que “fortalecerá a relação do setor produtivo com o governo” e ajudará o país a “retomar o crescimento da indústria e de sua economia”.
Via Ceará Agora
0 comentários: