Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

domingo, 8 de junho de 2014

Apoio a candidatos muda cenário em pesquisa do ibope

Publicado por Junior Carvalho As domingo, 8 de junho de 2014  | Sem Comentarios


Nesta segunda pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, sobre a sucessão estadual, acrescenta informações sobre a importância dos apoios aos pretensos candidatos ao Governo do Estado, nas eleições de 5 de outubro deste ano. São citados como candidatos em todas os cenários apresentados aos entrevistados Ailton Lopes (PSOL), Eunício Oliveira (PMDB), Nicole Barbosa (PSB) e Roberto Pessoa (PR). Como são cinco os nomes apontados como pré-candidatos do PROS, em cada uma das opções de candidatos mostradas aos eleitores é apresentado um nome governista: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque.
Os quadros ao lado mostram os percentuais atribuídos a cada um dos nomes apontados como prováveis candidatos ao Governo do Estado, com os seus devidos apoiadores e sem eles. Os demais dados da pesquisa relacionados à disputa pela vaga de senador da República e a posição dos cearenses quanto à disputas presidencial, serão publicados na edição de amanhã.
A pesquisa foi realizada entre os dias primeiro e 4 de junho, com um total de 1008 eleitores, com o objetivo de "levantar a intenção de voto do eleitorado acerca das eleições que ocorrerão em 2014 e monitorar a administração estadual e federal" no Ceará. Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e as diversas faixas de idade e escolaridade, seguindo o modelo de amostragem em que seleciona os municípios e conglomerados.
Estimulada
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público. Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, diz o relatório.
Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral, quanto à parte referente às eleições estaduais, sob o número CE-00008/2014 e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntados sobre a sucessão presidencial, sob o número BR-00148/2014.
Foram apresentados como apoiadores dos nomes de cuja relação sairá o candidato do PROS, o governador Cid Gomes; como apoiador de Eunício, o vice-presidente da República Michel Temer; de Nicole Barbosa, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos; de Ailton Lopes, a ex-senadora Heloísa Helena, e de Roberto Pessoa, o ex-governador Lúcio Alcântara.
Um total de 25% do eleitorado cearense ainda não tem qualquer interesse nas eleições deste ano. Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado não apresenta nomes de candidatos e pergunta em quem o eleitor votaria se as eleições fossem hoje, Ailton Lopes é apontado por 1%, Domingos Filho por 1%, Eunício Oliveira citado por 11%, Roberto Pessoa por 2% e Zezinho Albuquerque por 1%. Outros 7%, branco/nulo 14% e não sabe/não respondeu 63%.
Na parte estimulada, em todos os cenários estão os nomes de Ailton Lopes, Eunício Oliveira, Nicole Barbosa e Roberto Pessoa, juntamente com um dos nomes relacionados pelo PROS, Domingos Filho em um, Izolda Cela em outro, Leônidas Cristino num terceiro, Mauro Filho num quarto cenário e Zezinho Albuquerque no seguinte. Eunício Oliveira se destaca em todos os cenários apresentados.
Rejeição
A pergunta sobre rejeição apresentou o seguinte resultado: Ailton Lopes aparece com 12%, Domingos Filho com 13%, Eunício Oliveira com 11%, Izolda Cela com 15%, Leônidas Cristino com 12%, Mauro Filho com 17%, Nicole Barbosa com 13%, Roberto Pessoa com 14%, Zezinho Albuquerque com 18%. Poderia votar em todos 14%.

Confira as pesquisas:
politica 2
politica1

Via Diario do Nordest

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top