Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Pedreira; Cid, Eunício e Guimarães devem protagonizar sucessão

Publicado por Junior Carvalho As quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014  | Sem Comentarios


Dificilmente o cearense saberá antes de junho quem disputará ao certo a sucessão de Cid Gomes (Pros). Se alguns dos candidatos permanecem sujeitos apenas à especulação, já é fácil dizer - por outro lado - quem deverá protagonizar o processo eleitoral deste ano. Com apelo popular e influência sobre os principais partidos da aliança que governa o Ceará, Eunício Oliveira (PMDB), José Guimarães (PT) e o próprio Cid deverão tomar a frente da corrida pelo Executivo.

Com pouca chance do surgimento de novas lideranças de peso, o resultado da eleição deve ficar nas mãos dos três líderes. A situação é semelhante ao que ocorreu em 2012, quando polarização entre os “padrinhos” Luizianne Lins (PT) e Cid Gomes marcou a campanha eleitoral entre Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (Pros).

Nesse cenário, tem caminho mais livre o governador Cid Gomes. Figura sem oposição dentro do Pros - maior partido do Ceará, com 66 prefeitos - e com as máquinas do Estado e da Capital à sua disposição, ele terá “carta branca” para indicar seu candidato. Entre os nomes mais cotados, apenas nomes filiados ao próprio Pros. Contra Cid, apenas a ausência de nomes “naturais”, de grande visibilidade, para a disputa.

Único dos três principais líderes do Estado a ser ele próprio candidato, Eunício Oliveira enfrenta cenário mais complicado. Apesar de quase “martelo batido” no PMDB, a candidatura de Eunício é questionada por segmentos do partido - sobretudo pelos deputados Danilo Forte e Aníbal Gomes. Pesa a favor do peemedebista, no entanto, a proximidade com prefeituras importantes, como Juazeiro do Norte, Crato e Morada Nova, e influência na Executiva Nacional do PMDB - partido aliado de primeira hora de Dilma Rousseff (PT).

Racha interno
Líder do campo majoritário do PT cearense, José Guimarães comandará o processo mais conturbado da eleição no Ceará. Isso porque, além de ameaça de uma intervenção nacional promovida sob influência da cúpula nacional do PMDB, o petista ainda lida com o grupo de Luizianne Lins - que prega tese de candidatura própria do PT.

Os cenários atrapalhariam os planos de Guimarães, que busca apoiar candidato de Cid e concorrer ao Senado. O apoio do petista, em qualquer caso, é valioso: com 29 Prefeituras, o PT é o 2º maior partido do Ceará.


Via o povo

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top