Comunicamos que:

Neste Blog, trataremos de política local e nacional, esportes, saúde,educação e habitação, problemas sociais e vários outros temas de interesse relevantes.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Pedreira: Terceiro ciclo do Programa Mais Médicos

Publicado por Junior Carvalho As quarta-feira, 29 de janeiro de 2014  | Sem Comentarios


Mais 125 médicos cubanos chegaram a Fortaleza, na tarde de ontem. Eles fazem parte do terceiro ciclo do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e foram recebidos pela coordenação estadual do programa, sem registros de problemas. Outro grupo de 125 cubanos deve desembarcar hoje, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Na capital cearense, eles farão o módulo de Acolhimento e Avaliação, antes de serem encaminhados aos municípios onde vão trabalhar. Além de Fortaleza, São Paulo e Brasília também receberão cubanos para o curso, totalizando dois mil profissionais.

Onde eles vão trabalhar só será definido no decorrer do curso. A previsão é que esses profissionais comecem a atuar nos municípios em março, junto com os demais estrangeiros participantes deste ciclo. De acordo com o Ministério da Saúde, a aprovação no módulo é obrigatória para receber o registro que autoriza a atuação no Brasil durante o programa, que tem duração de três anos.

Os cubanos vêm ao Brasil por meio do acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Eles são chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros.

O médico Juan Carlos Rojas estava no grupo que já desembarcou em Fortaleza. Ele destaca trazer consigo mestrado em Infectologia e 27 anos de experiência acumulada em Cuba, na Venezuela e no Brasil, onde, em Roraima, trabalhou de 1999 a 2002. “Lá trabalhamos com doenças infecciosas, como a malária e a dengue. Nosso objetivo é aprender muito com o povo brasileiro e com os profissionais do Brasil”, afirma.

Balanço
Atualmente, o Ceará conta com 572 médicos atuando pelo programa, entre brasileiros e estrangeiros. Destes, 90 estão em Fortaleza. Dos 184 municípios cearenses, 162 aderiram ao Mais Médicos, e 154 contam com profissionais, segundo balanço do Ministério da Saúde. As cidades que já aderiram ao programa e quiserem atualizar o número de vagas têm até o dia 5 de fevereiro para fazer alterações por meio do site http://portalsaude.saude.gov.br/.
Em todo o País, 6.658 profissionais estão atuando pelo programa em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas. A meta do Governo Federal é preencher 13 mil postos até o fim de março.

Na segunda-feira, o grupo de dois mil médicos esteve reunido em Havana, Cuba, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na II Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos Caribenhos (Celac). Durante o evento, entre outras ações, foi assinada carta de intenções que estabelece parceria bilateral para o desenvolvimento de novos medicamentos.
572
médicos do programa Mais Médicos estão trabalhando no CE 
154
municípios cearenses contam atualmente com médicos do programa
Saiba mais
Os profissionais recebem bolsa formação de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia.
Conforme previsto no programa Mais Médicos, os médicos são selecionados para atuar durante três anos.
 
Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na atenção básica.
Via Opovo


Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

    Se você gostaria de receber nossas atualizações via RSS e-mail, basta digitar seu endereço de e-mail abaixo.

© 2013 A Pedreira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top